Números divulgados neste mês pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) apontam algo que bares, rodeios e festas de família já demonstram há alguns anos: a música sertaneja, puxada pelo sertanejo universitário que busca uma modernização do gênero, é hoje o estilo mais popular do país.
Segundo matéria da edição desta terça-feira do jornal Folha de SP, que usou os números da ABPD como base, dos dez CDs mais vendidos no país durante o ano de 2009, quatro foram sertanejos, sendo que os primeiros colocados na lista incluem as duplas Victor & Léo, João Bosco & Vinicius. Em 2010, o astro sertanejo teen, Luan Santana, também deve ir bem nas paradas.
Segundo especialistas de gravadoras, vivemos hoje um dos maiores booms de mercado dentro do gênero sertanejo, mesmo com esses artistas não lembrando em nada as raízes caipiras do estilo.
Na região, centenas de novas duplas surgem a cada ano, procurando espaço no mercado. Os piracicabanos Paulo Alan & Rafael, por exemplo, aguardam o lançamento de seu primeiro disco, com a moral de quem venceu um quadro no programa 'Domingão do Faustão'. "Conquistamos muitas coisas boas. Mas ainda temos uma longa estrada para, quem sabe, alcançarmos um sucesso nacional. Mas com esse sucesso do sertanejo universitário estamos fazendo muitos shows na região", especulou Rafael, de 26 anos, um a mais que Paulo Alan.
Outro exemplo local de potencial para o futuro são os americanenses Allison & Alessandro. "Apesar de fazermos um som mais moderno, já puxado para o sertanejo universitário, sempre nutrimos amor pelas antigas modas de viola, que assistíamos quando criança em programas como o 'Viola, Minha Viola'", confessou Alisson, que no início do ano participou do programa "Banquinho e Violão", da rádio VOCÊ (AM 580).
Sucesso
Quem já está lá também exalta a popularidade do gênero, mesmo não gostando de ser enquadrado dentro do segmento universitário. "É um momento muito feliz para nós, ainda mais porque sabemos que podemos ir ainda muito mais longe de depender da nossa alegria em cantar e viajar por esse país", comentou Rodolfo, da dupla Maria Cecília & Rodolfo.
O compositor que mais faturou com direitos autorais em 2009 foi o sertanejo Victor Chaves, que deixou para trás vários nomes de peso. Em entrevista ao LIBERAL no ano passado, ele explicou parte do segredo da dupla para chegar a esse patamar de sucesso. "Nada do que fazemos é exatamente pensado, embora com o tempo, acabamos aprendendo a usar nossas emoções em nosso favor".
Fonte:http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/caderno_l_ver.asp?c=394A94F9203
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário