Victor e Léo voltam ao palco do Festival de Verão após show em 2009.
Dupla sertaneja Jorge e Mateus experimenta mix com axé desde 2008.
Não é só o axé que faz a alegria dos foliões de Salvador. O tema deste ano do Festival de Verão é “Movido pela mistura” e justamente o estilo sertanejo que está caindo nas graças do público baiano desde a edição de 2009, quando a dupla Victor e Léo arrebanhou uma verdadeira multidão. Eles encerraram a noite que teve a cantora Alanis Morissette como atração principal daquele ano. A dupla voltou para a Bahia em 2010 e se apresenta no palco principal do Parque de Exposições, na noite desta sexta-feira (22).
Outra dupla que arriscou a mistura entre axé e sertanejo foi Jorge e Mateus. Eles se apresentaram na primeira noite do festival, mas, na verdade, já navegam pelos dois estilos musicais desde 2008, quando vieram pela primeira vez para Salvador. A dupla foi convidada pelo músico baiano Alexandre Peixe. “Já gostava do som deles e achei que isso poderia cair muito bem na Bahia. Eles vieram e experimentaram o que é um trio-elétrico de verdade”, disse o anfitrião.
Jorge disse ao G1 que desfilou pelo circuito de carnaval baiano com a música “Pode chorar” e se surpreendeu quando viu que todo mundo estava cantando com ele. “Fizemos uma micareta elétrica. Axé e sertanejo formam uma boa mistura. O novo sertanejo, que é mais a nossa praia, tem uma cara mais agitada que o sertanejo tradicional, de raiz. Aí fica mais parecido com o axé. Isso vem da relação do fã de música com a internet. A música se globalizou.”
Mateus concorda que o sertanejo ainda é mais forte nas regiões Central e Sudeste do país. “A música sertaneja é, sem dúvida, mais tocada em São Paulo do que em outras regiões. Mas posso dizer, com certeza, que Salvador não é mais só axé. Houve uma democratização musical aqui.”
O cantor Jorge disse ainda que o público busca por diversão e não faz distinção sobre o que ouvir. Uma das poucas atrações na Bahia que tem repertório extremamente marcante é o Chiclete com Banana, que é conhecido por se apresentar apenas com músicas próprias e mobilizar uma multidão de fãs, apelidados de 'chicleteiros' por Bell Marques, líder do grupo baiano. "Temos uma relação de três gerações com nossos fãs, mas a Bahia está aberta para a música como um todo."
Jorge disse que o público não tem preconceito. “Ele quer se emocionar e se divertir. A nossa música é de entretenimento e o nosso público vai desde o axé, do rock, do pop, do pagode até chegar no sertanejo.”
Sertanejo no trio-elétrico
Ele afirmou que apesar da mistura que faz do axé com o sertanejo, principalmente no carnaval, a responsabilidade aumenta quando a dupla sobe num trio-elétrico. “O frio na barriga é maior quando a gente vem pra Salvador e sobre no trio para fazer um show. Queremos trazer para cá o nosso show elétrico, mas ainda acho que a gente deve ir com calma e fazer show no palco parado mesmo”, disse Jorge.
Mateus disse que o Festival de Verão pode ser um divisor de águas para a possibilidade e agenda de shows da dupla pela Bahia. “Quem sabe essa não seja uma porta aberta para trazermos a nossa música sertaneja, com uma pitada de axé, para os baianos? Acho que está na hora.”
Programação de sexta-feira
O cantor Caetano Veloso abre a noite no palco principal do Festival de Verão. Em seguida, entre Victor e Léo, Asa de Águia, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, Charlie Brown Jr. e A zorra.
No Boteco do Samba, as atrações ficam por conta de Nelson Rufino, Batifun, Arlindo Cruz e Dhi Ribeiro. Na Concha Acústica, o público pode curtir Márcia de Castro, Vânia Abreu, Mallu Magalhães e Ana Cañas. Quem gosta de forró pode seguir até a Arena Universitária para ouvir o som de Cavaleiros do Forró e Magníficos.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1459025-7085,00-SERTANEJOS+CONQUISTAM+CORACAO+DOS+CHICLETEIROS+EM+SALVADOR.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário